sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Argila, Argiloterapia

   A Argiloterapia, também conhecida como Geoterapia é a utilização de recursos minerais com finalidade terapêutica. A argila é formada a partir da decomposição do solo, ocasionada por reações físico-químicas do meio ambiente, que, ao longo dos séculos, acumula minerais, como ferro, silício, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, entre outros. As argilas são um silicato minimizado, ou silicato de alumínio e diversos oligoelementos. Entre os minerais encontrados se destaca o silício, segundo elemento mais abundante na natureza. Sua carência produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. Por isso a argila é também utilizada para finalidades estéticas.

      As propriedades da argila variam conforme sua composição. Em geral, são ativadoras da microcirculação periférica, absorventes, antioxidantes, calmantes, analgésicas, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, refrescantes, regeneradoras, bactericidas etc. Tais porpriedades conferem à argila ações terapêuticas práticas, tais como: retardo do envelhecimento; alívio da tensão,fadiga muscular, insônia e má circulação; eliminação de toxinas, entre outras.
   No couro cabeludo a argila age fazendo um peeling natural, retirando todas as impurezas dos fios e do couro cabeludo. Limpa profundamente, retirando inclusive silicones incrustados. Por oxigenar e purificar o couro cabeludo, estimula o crescimento capilar, fazendo os cabelos crescerem fortes e saudáveis devido seus nutrientes. Quem faz a técnica no-poo, pode utilizar a argila no lugar dos shampoos. Nas primeiras seções de argiloterapia pode-se sentir o "cabelo ressecado", é só a sensação, pois como o cabelo é purificado não ficará nenhum resquício de petróleo.  Para quem já está com os fios puros, talvez não sinta "ressecamento", mas sim já os benefícios que esse mineral proporciona.
   As principais formas de utilização da argila para fins terapêuticos são a máscara, o cataplasma e as compressas. A máscara pode ser aplicada diretamente sobre a pele - preferencialmente com água morna -  e retirada após a secagem da argila. O cataplasma , também depositado direto sobre a pele, deve ser feito preferencialmente com água fria e deixado por cerca de 1 hora e a compressa pode ser fria ou quente e não é utilizada diretamente na pele.
Pode ser utilizada em diversas partes do corpo:
  • no rosto para balancear a oleosidade da pele, hidratá-la e rejuvenescê-la;
  • em edemas e ferimentos não-expostos para cicatrizar (p. ex.: psoríase, acne, rosácea);
  • em dores musculares e articulares para analgesia local;
  • em terapias capilares;
      A argila não possui contra-indicação, porém há restrição com relação ao seu uso no ventre das mulheres grávidas por causa de sua ação estimulante e ativadora da circulação.
Os efeitos podem ainda ser potencializados adicionando-se algumas gotas de óleos essenciais à argila. 

Veja abaixo as diferentes propriedade existentes em cada tipo de argila (fonte: Portal da Educação):

ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.

ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.

ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA PRETA: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação,adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: antiinflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante. Fonte: O SITE ORIGINAL FOI REMOVIDO PELO PROPRIETÁRIO, por isso atualizei o texto retirando o link do mesmo. sendo que levada a varias leituras e posterior conhecimento, algumas palavras são minhas.
   
   Eu utilizei a argila verde no rosto e cabelo, vejam: 


   A aparência não é bonita mais lembrem-se: o resultado é o que importa e alem do mais essa é só uma foto ilustrativa o que não significa dizer que as pessoas irão te ver assim...
Ahhh, já comprei e utilizei a branca, mas por enquanto só no rosto. Depois que eu descobri os benefícios desse mineral e que dependendo da situação pode ser mais eficaz que cosméticos: -Nunca mais abrirei mão, sem contar que é super barato(você mesma utilizando). Pretendo utilizar todas as argilas existentes.

Comente com o Facebook:

9 comentários :

  1. No cabelo qual foi o resultado? E para remover deu trabalho?

    Eu tenho a verde e uso de vez em quando no rosto, ótimo o resultado, a pele fica macia parecendo bumbum de baby, kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu cabelo, o couro cabeludo ficou visivelmente claro, bem clarinho(cor). E a remoção não foi tãO difícil como eu pensei que seria.

      Excluir
  2. Vânia, já usei uma argila no rosto do meu
    esposo, pois o rosto dele tinha muitos pêlos
    encravados e o resultado foi satisfátorio, só não lembro se foi uma argila marron ou vermelhinha. Gostaria de usar no meu cabelo :) bjs!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser bom, onde se compra esses tipos de argilas? bom domingo. bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catia, você acha em casas de ervas naturais.

      Excluir
  4. Oi Vânia !!Eu uso argila no meu tônico (eu mesma faço e adoro).
    Minha pele é outra depois da Argila.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Muito obrigada pelo retorno, seja bem vinda, viu?
      Estou gostando muito da argila, sinto que terei resultados excelentes com elas, usarei todas as cores disponíveis.
      Valeu!

      Excluir
  5. Como VC usa no cabelo? Qual a freqüência

    ResponderExcluir

Deixem comentários, digam o que acharam do post. Seu comentário é importante para o blog e para mim também.
Comentários desrespeitosos e de baixa índole, não serão aprovados.

Olá, sou de algum lugar do Brasil. Gravo vídeos sobre cuidados e dou dicas de penteados para beleza e manutenção de cabelos crespos 4c, 4a, 4b, 3a, 3b e 3c... Visitem o meu canal e conheçam o meu humilde trabalho: Canal Vânia Luz

 
Design por WordPress Temas Livres | Editado por Jessika Fernandes