Origem e significado das tranças
Tranças: origem x significados
A tradição das tranças veio da África, onde elas eram bem mais do que simples adornos para a cabeça.
A maneira de trançar os cabelos tinha vários significados: podia indicar status social e até sinalizar que a pessoa em questão estava interessada em se casar.
No Brasil, as tranças estão ligadas ao mundo black, da música, da moda, e fazem sucesso com negras e brancas. Além de modernizar a cabeça, elas dão um jeito no volume excessivo dos cabelos crespíssimos e ajudam os fios a crescer, pois previnem que eles sofram com as agressões do dia-a-dia.
Esta técnica antiga, trançar cabelos,trazida pelos povos africanos, tem ganhando cada vez mais adeptos entre os jovens. Tranças nagô, rastafari e dreadlocks têm feito a cabeça da galera.
Trança Nagô
A trança nagô é feita junto ao couro cabeludo e permite a criação de vários desenhos. Pode ser feita até a metade da cabeça ou na cabeça inteira, com o cabelo natural e com aplicação de outros fios, naturais e artificiais. “Há muitas possibilidades de desenho. O melhor é aquele que combina com a anatomia da pessoa."
Dependendo do tamanho do cabelo e da complexidade do desenho, o trabalho pode durar de uma a 7 horas. As tranças que usam apliques são as mais demoradas. A trança nagô pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, crespo ou liso, e sua duração varia de acordo com a capacidade de fixação do penteado de cada fio, podendo ser mantida por pelo menos 15 dias, ou até mais dependendo do cuidado.
Não pode ser lavada todo dia e quando for lavar, tem que usar uma touca de meia para proteger a trança.
O material necessário é uma tesoura, uma agulha ou um pauzinho de laranjeira, pequenos grampos ou "piranhas", para prender o resto do cabelo, e fios de elástico finos próprios para penteados ou elásticos pequenos de silicone para finalizar as tranças.
Dreads
Para começar um dread, é preciso separar o cabelo seco em mechas e ir enrolando. A espessura de cada dread e a direção de cada cacho é o que vai definir o caimento.. A aplicação de cera de abelhas ajuda a aglutinar os fios e é necessária no início e, principalmente, para cabelos lisos e finos. Os cabelos crespos não necessitam tanto de cera.
Na medida em que os cabelos crescem, é preciso estar sempre enrolando os novos fios. É preciso buscar a raiz, separar os cachos ir enrolando e juntando.
Sol, vento, praia e piscina são inimigos dos dreads e das tranças nagô. A exposição excessiva pode comprometer a saúde dos fios, ressecá-los e até rompê-los. O dread pode quebrar.
Olá Vania!Muito bomo seu blog, parabéns. Que vc continue incentivando as mulheres negras a assumirem os seus cabelos crespos, afros, seja lá como for. Me sinto outra mulher após assumir o meu afro, rsrs. Beijos.Julia
ResponderExcluirObrigada por teu carinho em comentar Julia. Realmente depois que aprendemos a amar o nosso cabelo, nos sentimos outra, muito mais forteS, perseveranteS e corajosaS.
ExcluirNoos diante de tanto preconceito pequei em achar que esse blog iria falar mal dos dreads, já vim inspirada em ler a postagem, me surpreendi, é muito bom que as pessoas conheçam um pouco dessa cultura, de todo trabalho e cuidado que devemos ter com o nosso cabelo ainda mas quando assumimos um estilo muito interessante beijos
ResponderExcluirOla Vania , fiquei muito feliz com o seu blog. Sou professora e estava pesquisando algo para realizar uma oficina de beleza afro na escola e realmente encontrei. Parabens.
ResponderExcluirQue bom que pude ajudar um pouco, obrigada por deixares comentário pró.
ResponderExcluirOlá Vânia, adorei as sujestões so uma questão que não esta correta é enquanto aos Dreads, não é necessário a cera de abelha. Dreads pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e não tem restrição, uma dica ele pode ser feito com agulha de croche uma tecnica que deixa o cabelo mais solto e natural.
ResponderExcluirGostei muito do Blog, ja que eu estava pesquisando sobre tranças me auxilio muito agradeço.